A Faculdade de Educação Física apresenta a série LabFEF, em que conheceremos juntos todo mês um dos laboratórios da nossa faculdade. Se você é aluno da UnB ou não, mas tem interesse em saber mais e, quem sabe, participar dos nossos projetos de pesquisa e extensão, fique ligado. Hoje começamos pelo Laboratório de Pesquisa em Treinamento de Força (LPTF).

Os estudos desenvolvidos no LPTF concentram-se nas adaptações agudas e crônicas induzidas pelo treino de força em diferentes populações, além de investigar a validade e a confiabilidade de medidas neuromusculares por meio da dinamometria e da ultrassonografia. O laboratório fica localizado no pátio superior da FEF e é coordenado pelo Prof. Dr. Amilton Vieira. A equipe conta também com os professores Dr. Martim Francisco Bottaro Marques e Dr. Victor Lage. Habitualmente, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h*.

Por ser um laboratório multiusuário, destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, diversos projetos são desenvolvidos no LPTF. Aulas práticas de disciplinas da Graduação em EdF (Bacharelado e Licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação em EdF — avaliado como nota 4 pelas Capes —, por exemplo, ocorrem no laboratório. Além dos alunos da FEF, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, do Campus Ceilândia, também realizam coletas de dados no espaço.

O coordenador do LPTF, Prof. Dr. Amilton Vieira, aponta o projeto “Avaliação do perfil de força-velocidade em atletas de combate” como um dos destaques do laboratório. A pesquisa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Universal. “Além disso, atualmente, há pelo menos dois projetos de extensão vinculados ao laboratório devidamente registrado junto ao DEX: Avaliação e Prescrição do treinamento de força em atletas de combate”, conta.

Para entrar em contato com a equipe do laboratório e/ou colaborar com suas atividades, como estudante ou participante de pesquisas, basta acessar a aba “Fale conosco” no site do LPTF (www.lptf.unb.br).

Clique abaixo para conferir uma galeria de fotos do LPTF:

*Tendo em vista as medidas de segurança adotadas no combate à pandemia do coronavírus, os horários de funcionamento podem variar. Para mais informações, entrar em contato diretamente com o coordenador do laboratório.