Circular nº 007/2020/FEF

Da: Direção da FEF
Para: Comunidade da FEF
Assunto: Funcionamento da FEF

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal.

Cf. Resolução Cepe 015/2020, as aulas e atividades domiciliares realizadas na graduação e pós-graduação – nas duas semanas entre 9 e 23 de março – não perdem a validade quando da retomada do calendário letivo.

É permitida a realização de bancas não presenciais de defesa de TCCs, de qualificação e defesa de dissertação ou tese. Todavia, os prazos de defesa serão flexibilizados, com a sugestão do agendamento posterior, cf. orientação das Coordenações do PPGEF e PROEF.

A resolução do Cepe autorizou apenas a continuidade de estágios e atividades assistenciais relacionadas ao combate à Covid-19, bem como atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade – preferencialmente a distância – e em temas relacionados à saúde da população.

Os docentes que desejam implementar ou manter projetos e atividades de extensão que se enquadrem na resolução devem contatar a Coordenação de Extensão da FEF, que acompanhará os trâmites para sua formalização.

O Ato da Reitoria 449/2020 que criou o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da UnB. Busca-se viabilizar a execução de ações institucionais de pesquisa e inovação visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Iniciativas na FEF também podem ser buscadas, mas dever ser formalizadas junto às instâncias responsáveis.

No momento, por decisão da Comissão de Pós-Graduação, estão suspensas as atividades presenciais de todos os Laboratórios e Grupos de Pesquisa da FEF.

Demais atividades docentes próprias da natureza do cargo devem ser desenvolvidas de modo remoto: supervisão de alunos; reuniões com o grupo de pesquisa; acompanhamento de projetos, artigos e andamento das pesquisas; elaboração de projetos; confecção de relatórios; pesquisa; escrita de artigos, livros e capítulos de livros; revisão de artigos a pedido de periódicos científicos; escrita de pareceres; preparação de apresentações; planejamento de disciplinas; desenvolvimento de TICs; comunicação com os pares; dentre outras.

Caso necessário, reuniões do Conselho da FEF, dos Colegiados de Graduação e PPG e de Comissões podem ser convocados e realizados por via remota.

A solenidade de Colação de Grau dos formandos 2019-2 marcada para 28 de março próximo foi igualmente suspensa e será reagendada após a retomada do calendário.

No Centro Olímpico, todas as atividades estão suspensas e, por determinação do Ato da Reitoria 0419/2020, o acesso do público externo foi proibido.

Cf. Planejamento de Atividades da FEF apresentado à Administração Superior e informado à nossa comunidade pela Circular 006/2020/FEF, todas as atividades administrativas na unidade serão realizadas por meio de trabalho remoto.

Por hora, está sendo mantido o trabalho presencial apenas no Parque Aquático, através de escalas reduzidas, para o tratamento da água das piscinas – que estão fechadas. Avalia-se que o esvaziamento é desaconselhável para o momento, tanto pela propagação de focos de Aedes Aegypti – porque o esvaziamento não pode ser total, como pelo impacto sobre os maquinários.

Por orientação da Circular 001/2020/DAF/PRC/SPI, estão mantidos na FEF e no CO os serviços terceirizados de vigilância, portaria e limpeza/conservação. Para este último, solicitamos a redução da equipe ao mínimo necessário. Serviços de apoio e copeiragem foram suspensos.

O Decreto 40.538/2020 do Governo do DF que determinou o fechamento de estabelecimentos e suspensão de atividades econômicas em Brasília exclui o setor da construção civil. Por isso, as empresas contratadas mantêm as obras do mezanino e das pistas de atletismo em andamento.

Por fim, comunicamos que, para de garantir a segurança dos trabalhadores em atividades, está desautorizada a entrada de qualquer pessoa na FEF e no CO, salvo em horário pré-agendado a partir de solicitação justificada e previamente encaminhada à Secretaria da FEF ou Secretaria do CO. Neste caso, deverão ser respeitados os protocolos de preservação da saúde de todos os membros da comunidade envolvidos.

A Direção da FEF, Coordenações e Chefia do CO seguem em contato com a Administração Superior e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB e estamos disponíveis para informações e qualquer outro esclarecimento. Continuaremos acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e mantendo nossa comunidade informada.

Atenciosamente,

Fernando Mascarenhas Alves
Diretor da Faculdade de Educação Física

Circular nº 006/2020/FEF

Em, 18 de março de 2020.

Da: Direção da  FEF

Para: Comunidade da FEF

Assunto: Suspensão das atividades presenciais

Informo que somente as Atividades Presenciais estão suspensas durante a vigência do Ato da Reitoria N°0419/2020. Desse modo, todos os servidores deverão construir uma rotina para execução do trabalho remoto junto às suas respectivas chefias, em frequente comunicação com a Unidade, checagem periódica de sua caixa de mensagens de e-mail institucional e acompanhamento dos processos que têm tramitado no SEI para o setor correspondente.

O planejamento das atividades administrativas na Faculdade de Educação Física serão realizadas por meio de Trabalho Remoto, mantido o Trabalho Presencial na forma pontual em situações contingenciais ou em regime de escala naqueles setores onde o funcionamento dos serviços é considerado essencial, conforme se apresenta no Planejamento de Atividades para o Trabalho Remoto em anexo.

Atenciosamente,

Fernando Mascarenhas Alves

Diretor da Faculdade de Educação Física

Clique aqui e veja o Planejamento das atividades na FEF sob a vigência do ato da reitoria nº 0419/2020.

Índice de Artigos