19 de Março de 2020


Circular nº 007/2020/FEF
Em, 25 de março de 2020.

Da: Direção da FEF
Para: Comunidade da FEF
Assunto: Funcionamento da FEF

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal.

Cf. Resolução Cepe 015/2020, as aulas e atividades domiciliares realizadas na graduação e pós-graduação – nas duas semanas entre 9 e 23 de março – não perdem a validade quando da retomada do calendário letivo.

É permitida a realização de bancas não presenciais de defesa de TCCs, de qualificação e defesa de dissertação ou tese. Todavia, os prazos de defesa serão flexibilizados, com a sugestão do agendamento posterior, cf. orientação das Coordenações do PPGEF e PROEF.

A resolução do Cepe autorizou apenas a continuidade de estágios e atividades assistenciais relacionadas ao combate à Covid-19, bem como atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade – preferencialmente a distância – e em temas relacionados à saúde da população.

Os docentes que desejam implementar ou manter projetos e atividades de extensão que se enquadrem na resolução devem contatar a Coordenação de Extensão da FEF, que acompanhará os trâmites para sua formalização.

O Ato da Reitoria 449/2020 que criou o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da UnB. Busca-se viabilizar a execução de ações institucionais de pesquisa e inovação visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Iniciativas na FEF também podem ser buscadas, mas dever ser formalizadas junto às instâncias responsáveis.

No momento, por decisão da Comissão de Pós-Graduação, estão suspensas as atividades presenciais de todos os Laboratórios e Grupos de Pesquisa da FEF.

Demais atividades docentes próprias da natureza do cargo devem ser desenvolvidas de modo remoto: supervisão de alunos; reuniões com o grupo de pesquisa; acompanhamento de projetos, artigos e andamento das pesquisas; elaboração de projetos; confecção de relatórios; pesquisa; escrita de artigos, livros e capítulos de livros; revisão de artigos a pedido de periódicos científicos; escrita de pareceres; preparação de apresentações; planejamento de disciplinas; desenvolvimento de TICs; comunicação com os pares; dentre outras.

Caso necessário, reuniões do Conselho da FEF, dos Colegiados de Graduação e PPG e de Comissões podem ser convocados e realizados por via remota.

A solenidade de Colação de Grau dos formandos 2019-2 marcada para 28 de março próximo foi igualmente suspensa e será reagendada após a retomada do calendário.

No Centro Olímpico, todas as atividades estão suspensas e, por determinação do Ato da Reitoria 0419/2020, o acesso do público externo foi proibido.

Cf. Planejamento de Atividades da FEF apresentado à Administração Superior e informado à nossa comunidade pela Circular 006/2020/FEF, todas as atividades administrativas na unidade serão realizadas por meio de trabalho remoto.

Por hora, está sendo mantido o trabalho presencial apenas no Parque Aquático, através de escalas reduzidas, para o tratamento da água das piscinas – que estão fechadas. Avalia-se que o esvaziamento é desaconselhável para o momento, tanto pela propagação de focos de Aedes Aegypti – porque o esvaziamento não pode ser total, como pelo impacto sobre os maquinários.

Por orientação da Circular 001/2020/DAF/PRC/SPI, estão mantidos na FEF e no CO os serviços terceirizados de vigilância, portaria e limpeza/conservação. Para este último, solicitamos a redução da equipe ao mínimo necessário. Serviços de apoio e copeiragem foram suspensos.

O Decreto 40.538/2020 do Governo do DF que determinou o fechamento de estabelecimentos e suspensão de atividades econômicas em Brasília exclui o setor da construção civil. Por isso, as empresas contratadas mantêm as obras do mezanino e das pistas de atletismo em andamento.

Por fim, comunicamos que, para de garantir a segurança dos trabalhadores em atividades, está desautorizada a entrada de qualquer pessoa na FEF e no CO, salvo em horário pré-agendado a partir de solicitação justificada e previamente encaminhada à Secretaria da FEF ou Secretaria do CO. Neste caso, deverão ser respeitados os protocolos de preservação da saúde de todos os membros da comunidade envolvidos.

A Direção da FEF, Coordenações e Chefia do CO seguem em contato com a Administração Superior e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB e estamos disponíveis para informações e qualquer outro esclarecimento. Continuaremos acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e mantendo nossa comunidade informada.

Atenciosamente,

Fernando Mascarenhas Alves
Diretor da Faculdade de Educação Física

 


Circular nº 006/2020/FEF

 

                                                                                          Em, 18 de março de 2020.

 

 

 

Da: Direção da  FEF

 

Para: Comunidade da FEF

 

Assunto: Suspensão das atividades presenciais

 

Informo que somente as Atividades Presenciais estão suspensas durante a vigência do Ato da Reitoria N°0419/2020. Desse modo, todos os servidores deverão construir uma rotina para execução do trabalho remoto junto às suas respectivas chefias, em frequente comunicação com a Unidade, checagem periódica de sua caixa de mensagens de e-mail institucional e acompanhamento dos processos que têm tramitado no SEI para o setor correspondente.

O planejamento das atividades administrativas na Faculdade de Educação Física serão realizadas por meio de Trabalho Remoto, mantido o Trabalho Presencial na forma pontual em situações contingenciais ou em regime de escala naqueles setores onde o funcionamento dos serviços é considerado essencial, conforme se apresenta no Planejamento de Atividades para o Trabalho Remoto em anexo.

 

--


Atenciosamente,

 

 

Fernando Mascarenhas Alves

Diretor da Faculdade de Educação Física

 

Clique aqui e veja o Planejamento das atividades na FEF sob a vigência do ato da reitoria nº 0419/2020.

18 de Fevereiro de 2020

Faculdade de Educação Física – FEF
Projeto de Extensão de Ação Continua (PEAC)
Projeto Oficinas Esportivas
EDITAL n° 001/2020



SELEÇÃO PARA CADASTRO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO ENSINO DE MODALIDADES ESPORTIVAS

O Projeto de Extensão de Ação Contínua Oficinas Esportivas torna público o Edital, que regulamenta as normas para a formação de um banco de selecionados para a concessão de Bolsas destinadas a incentivar a participação de estudantes do curso de Educação Física, em atividades de planejamento, organização e do ensino de modalidades esportivas para comunidade interna e externa à UnB, com o objetivo de proporcionar a este público-alvo, aprendizagem de fundamentos, desenvolvimento de competências e habilidades esportivas, em condições adequadas para a adoção de estilo de vida saudável e ativo, além dos benefícios psicológicos, da sociabilização e da convivência comunitária.

 

Clique aqui e confira.

 

21 de Janeiro de 2020


A Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - FEF/UnB completa 23 anos no dia 21/01/2020. Compreender historicamente a sua criação e os primeiros anos de implantação, levando em conta as memórias de pioneiros que fizeram e/ou ainda fazem parte da história da faculdade é a proposta do projeto História e Memória da Faculdade de Educação Física desenvolvido pela Profª. Dra. Alessandra Pessoa Coimbra sob supervisão da Profª. Dra. Ingrid Dittrich Wiggers, com o apoio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). As entrevistas realizadas durante o projeto fazem parte do acervo do Centro de Memória - CEME/FEF/UnB e estarão disponíveis no youtube para acesso ao público a partir de 21 de janeiro de 2020, dia do aniversário da faculdade. Como forma de reconhecimento e valorização da nossa história disponibilizamos aqui os links das entrevistas com os professores pioneiros. O CEME-FEF-UnB aproveita a oportunidade para agradecer a participação de todos os envolvidos, especialmente aos(as) professores(as) entrevistados(as) e entrevistadores, que dedicaram parte de seu tempo a essa ação de pesquisa e extensão que visa preservar a memória da instituição.

Acesse as entrevistas nos links abaixo:


Entrevistado: Prof. Dr. Iran Junqueira de Castro
Entrevistadora: Profª. Dra. Alessandra Pessoa Coimbra
https://www.youtube.com/watch?v=Hov022Zvvg0

 

Entrevistada: Profª. Maria Rute Jácome de Campos Cavalcanti
Entrevistador: Prof. Dr. Luiz Cézar dos Santos
https://youtu.be/v1N8DAoYH38

 

Entrevistado: Prof. Dr. Osmar Riehl
Entrevistador: Prof. Dr. Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende
https://youtu.be/X0nS_YlBRSc

 

Entrevistado: Prof. Dr. Alcir Braga Sanches
Entrevistador: Prof. Dr. Jake Carvalho do Carmo
https://youtu.be/Qow0l5aJPkY

 

Entrevistada: Profª. Ms. Solange de Cássia Elias Passos
Entrevistador: Prof. Dr. Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende
https://youtu.be/UKZx_OtcWhc

 

Entrevistado: Prof. Antônio Carlos Alvarenga Balthazar
Entrevistador: Prof. Dr. Aldo Antônio de Azevedo
https://youtu.be/_GdM7rUW6cA

 

22 de Novembro de 2019

08 de Novembro de 2019

 

O Projeto UnB Esportes abre seleção de estudantes de Educação Física para atuarem no ensino de modalidades esportivas para a comunidade interna e externa à UnB.

 

VAGAS: Até 20 (vinte) 

 

CARGA HORÁRIA: 10 horas semanais prioritariamente em horários fora do fluxo normal de aulas (12 às 14h, 18 às 20h, etc), sendo 6 horas de atividades práticas de ensino de modalidades esportivas e 4 horas de planejamento e administração.


PRÉ-REQUISITOS: Estar cursando Educação Física (licenciatura ou Bacharelado) e alguma experiência na(s) modalidade(s) pretendida(s).


BOLSA: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

 

Clique aqui e baixe o PDF.

 

Inscrições:

 

http://unbesportes.unb.br/index.php/editais-e-documentos

19 de Setembro de 2019

Clique na imagem e siga o passo a passo para a inscrição.

18 de Setembro de 2019

Clique na imagem abaixo e baixe o PDF da programação.

 

10 de Setembro de 2019

Nota de Esclarecimento

 

A Coordenação do Programa de pós-graduação em Educação Física (PPGEF) vem prestar alguns esclarecimentos a seus docentes e discentes no tocante ao tema das bolsas Capes de Demanda Social.

No dia 02 de setembro, a Coordenação do PPGEF recebeu e-mail do Decanato de Pós-graduação informando que teria até dia 10 de setembro para envio de documentação para substituições de bolsistas de Demanda Social. Em função desta solicitação, foi aberto o Edital nº 10/2019, referente à seleção para 3 cotas de bolsas (mestrado) de Demanda Social junto ao PPGEF.

Entretanto, no mesmo dia 02 de setembro, foi publicado Ofício Circular nº 6/2019-CGSI/DPB/CAPES, no qual as pró-reitores de pós-graduação foram avisados sobre a suspensão do cadastramento de novos bolsistas no país.

Diante desse Ofício Circular, hoje, dia 04 de setembro, o Decanato de pós-graduação da UnB enviou e-mail aos Programas comunicando que, devido ao contingenciamento orçamentário (alegação contida no documento da CAPES), não será mais possível cadastrar novos pesquisadores bolsistas na plataforma.

Face ao exposto, a Coordenação do PPGEF decidiu manter o Edital nº 10/2019 até sua conclusão para efeitos de cadastro de reserva, tanto no mestrado, quanto no doutorado. Essa decisão tem como objetivo garantir a seleção de discentes aptos a ocupar cotas que futuramente estejam "vazias", ainda que não tenhamos garantia, por parte da CAPES e do Decanato, de manutenção dessas vagas.

 

 Atenciosamente,

 

Pedro Fernando Avalone Athayde

Coordenador do PPGEF

02 de Setembro de 2019


Confira a Programação das Bancas de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação Física

Clique aqui para baixar a programação em PDF.

 

09 de Julho de 2019

Prezado(as) candidatos(as) a bolsistas para o Projeto “FEF promotora da Saúde e do Desenvolvimento Sustentável”,

agradecemos o interesse de todos/as em participar do processo de seleção!

A lista contendo o RESULTADO FINAL com os candidatos/as selecionados/as segue em anexo, bem como orientações para a assinatura do Termo de Compromisso que deve ser realizada até o dia 10/07.

 

Resultado final

Orientações para o cadastro