Graduandos têm até o dia 12 de janeiro para se inscrever nas disciplinas. Calouros serão automaticamente matriculados pela SAA 

 

Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

7jan20 matricula sigaa IgorOuteiral

Comitê de Implantação do SIG orienta estudantes sobre o SIGAA. Acesse o FAQ. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

No ar desde maio de 2020, o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) está pela primeira vez recebendo as matrículas dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília. Com início no último dia 4, o prazo de matrícula segue até o dia 12 de janeiro.

 

Em função do grande volume de acessos, o sistema apresentou instabilidade no primeiro dia de matrículas. “Com a lentidão e demora no processamento das solicitações, foi feita uma reinicialização da plataforma”, informa o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Jacir Bordim. 

 

A situação já estava normalizada no período da tarde após a equipe da STI ter ampliado a infraestrutura de suporte disponível. “A UnB está atenta e efetuando todas as melhorias necessárias. Trata-se de um sistema muito bom, com inúmeros benefícios, mas todas as mudanças exigem adaptações. A comunidade – e os estudantes em especial – podem ficar tranquilos que não serão prejudicados”, reforça.

 

“O SIGAA disponibiliza recursos para melhoria considerável da interação entre estudantes e professores, algo muito importante, sobretudo neste momento de pandemia e atividades acadêmicas remotas. Na matrícula, por exemplo, ele permite a visualização integral das disciplinas”, destaca Bordim.

 

COMO EFETUAR A MATRÍCULA – Para orientar os estudantes sobre como proceder durante o período de matrícula, o Comitê de Implantação do SIG-UnB criou documento com as dúvidas mais recorrentes dos estudantes.

 

>> Confira o FAQ

 

Abaixo, algumas das principais perguntas e respostas:

 

A plataforma está lenta ou fora do ar. O que devo fazer?

Como as instabilidades estão diretamente relacionadas ao número de acessos simultâneos ao sistema, aconselha-se que o estudante feche o seu navegador, aguarde alguns minutos e acesse o sistema novamente. A equipe da STI já ampliou a infraestrutura de suporte disponível, com consequente melhoria significativa do acesso ao sistema pelos estudantes.

 

Sou calouro e não estou conseguindo acessar o SIGAA. O que devo fazer?

A matrícula dos estudantes calouros já está sendo efetuada pela SAA em todas as disciplinas referentes ao primeiro nível da estrutura curricular do curso. Após a realização da matrícula pela SAA, o status do aluno é alterado para ativo e o próximo passo é o discente realizar o autocadastro no SIGAA para ter acesso às informações e aos documentos referentes ao seu curso, como por exemplo: atestado de matrícula, informações referentes à estrutura curricular etc.

 

Sou calouro: posso mexer na minha grade?

A matrícula do estudante calouro nas disciplinas do primeiro semestre do seu curso é realizada pela SAA. O estudante calouro não poderá fazer alterações em sua matrícula.  

 

Como faço para me matricular em disciplinas no SIGAA?

O estudante deve seguir os seguintes passos: acessar a aba Ensino > Matrícula On-Line > Realizar Matrícula; clicar em Iniciar Seleção de Turmas. Na tela seguinte, deve selecionar as turmas nas quais deseja se matricular e depois clicar em Adicionar Turmas Selecionadas.

 

Confira o vídeo produzido pela UnBTV explicando o passo a passo:

 

Até que dia posso fazer minha matrícula em disciplinas?

O estudante pode solicitar sua matrícula em disciplinas até o dia 12 de janeiro, às 23h59min.

 

O prazo terminou e não consegui fazer a matrícula. O que devo fazer?

Existem dois momentos de solicitação de matrícula: o primeiro período de matrícula – de 04 até 12 de janeiro, com processamento de 13 a 17 de janeiro – e o segundo período de matrícula, chamado de rematrícula, – com solicitação de 21 a 25 de janeiro, e reprocessamento entre os dias 26 a 29 de janeiro. Após esses dois processamentos, o sistema ainda disponibilizará o período de matrícula extraordinária, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro. Nesse período, o estudante poderá se matricular em disciplinas que ainda tenham vagas. Após esses períodos (primeiro período de matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária), se o aluno perdeu todos os prazos, deverá procurar o coordenador do seu curso e solicitar a matrícula em disciplinas.

 

SERVIÇO – Outras dúvidas sobre o SIGAA podem ser enviadas diretamente para a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..