A Faculdade de Educação Física (FEF), em parceria com a Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC), adquiriu novos materiais esportivos para o Centro Olímpico (CO). Os equipamentos suprirão demandas de ensino, pesquisa e extensão da FEF, além de atividades ofertadas a toda comunidade da UnB. O processo de licitação envolveu esforços conjuntos do corpo docente e técnico-administrativo para viabilizar uma compra significativa e duradoura para a faculdade.

 

O levantamento das necessidades para compor a compra foi realizado por meio de consulta a todos os docentes e demais funcionários que atuam diretamente com a demanda. O planejamento e efetivação do processo foi possibilitado graças ao empenho, nos últimos dois anos, de servidores e estagiários das secretarias geral da FEF e do CO. Os materiais adquiridos são de dois tipos: um de consumo mais imediato, que dura aproximadamente um a dois anos, como bolas, coletes, cones e material de marcação de espaços; e outro de consumo permanente, como novos equipamentos para a sala de ginástica — investimentos mais caros, porém duráveis.

 

“A licitação possibilitou que o estoque de material de consumo imediato seja quase completamente atualizado. Prevemos para eles, inclusive, duração superior aos habituais dois anos. Além disso, conseguimos atender à demanda crescente por materiais para atividades de lutas, já que tivemos a chegada de um professor especialista na área e não tínhamos estrutura suficiente”, explica o Chefe do CO, Prof. Alexandre Jackson.

 

piso antiderrapante

Uma das melhorias realizadas foi a instalação de piso antiderrapante nos vestiários do CO, demanda antiga da comunidade. Foto: Eric Rodrigo de Paula Arnoldo

 

De acordo com o Diretor da FEF, Prof. Fernando Mascarenhas, os novos materiais proporcionarão melhorias que impactam toda a comunidade universitária, e não apenas a FEF. “A compra atenderá, por exemplo, demandas da Prática Desportiva, que atende alunos para além da nossa faculdade com oferta de esporte no CO”, observa. Além disso, o Prof. Alexandre Jackson também lembra que equipes representativas do esporte universitário de toda a UnB utilizam o espaço e terão suas práticas otimizadas.

 

O chefe do CO conta que grande parte dos materiais adquiridos já chegou à faculdade. “Estamos organizando a logística de armazenamento, pois a maioria terá uso apenas com o retorno das atividades presenciais”, explica. Parte da compra, contudo, ainda depende de entregas em espera, já que alguns dos fornecedores da licitação informaram que estão enfrentando problemas devido à pandemia de Covid-19. A falta de matéria prima para a produção dos materiais, especialmente aqueles mais caros que dependem de ferro ou outro minério, ameaça a entrega dentro do prazo.

 

Clique aqui para conferir a lista completa de materiais esportivos adquiridos.