Professor Paulo Henrique Azevêdo realiza defesa pública de memorial para promoção a Titular
No dia 29 de julho de 2022, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do GESPORTE no YouTube, o Professor Paulo Henrique Azevêdo, da Faculdade de Educação Física, fará defesa pública de memorial para promoção a Professor Titular da Universidade de Brasília.
O que é Professor Titular
A carreira de Professor do Magistério Superior da Universidade de Brasília (UnB) possui critérios e normas para fins de promoção e progressão funcional. Segundo a Resolução Nº. 0179/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, da UnB, a profissão possui as seguintes classes e denominações, de acordo com a titulação do ocupante do cargo:
Classe A, com as denominações de:
Professor Adjunto A, se portador do tulo de doutor, que possui dois níveis;
Professor Assistente A, se portador do tulo de mestre, que possui dois níveis; ou
Professor Auxiliar, se graduado ou portador de tulo de especialista, que possui dois níveis;
Classe B, com a denominação de Professor Assistente, que possui dois níveis;
Classe C, com a denominação de Professor Adjunto, que possui quatro níveis;
Classe D, com a denominação de Professor Associado, que possui quatro níveis; e
Classe E, com a denominação de Professor Titular, que possui um único nível.
A Classe E – Professor Titular representa a mais avançada posição que um docente pode ocupar na carreira do magistério superior, ou seja, é o ponto culminante almejado por um professor do magistério superior.
Avaliação de desempenho e defesa pública de memorial
Essas são as duas etapas obrigatórias do processo. A avaliação de desempenho, é uma etapa inicial que exige pontuação pela produção realizada ao longo da carreira docente, tendo como referência o quadro de pontuação gerado pelo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Docente (SADD), que possui como teto o valor 10 (dez) e limita a pontuação para cada área. A área de Ensino vale até 3 pontos, a área de Pesquisa e Extensão vale até 4 pontos e a área de Gestão vale até 3 pontos. Nesta etapa, o Professor Paulo Henrique Azevêdo obteve a pontuação máxima, que é de 10 pontos. O memorial é um texto escrito, apresentando de forma discursiva e circunstanciada toda a trajetória percorrida pelo docente. A apresentação e a defesa do memorial são atividades públicas, e realizadas perante uma Comissão Especial Avaliadora, composta por 4 (quatro) integrantes, sendo 3 (três) externos à Universidade de Brasília. Todo membro da Comissão Especial Avaliadora deverá ser Professor(a) Titular, ou equivalente, de uma instituição de ensino superior, pertencer à mesma área de conhecimento do candidato e, excepcionalmente, na falta deste, de área afim. Esta será a fase realizada no dia 29 de julho corrente.
Comissão Avaliadora Especial
Para avaliar o processo de promoção funcional para Professor Titular, foi composta comissão internacional constituída pelos seguintes docentes:
- Prof. Dr. Iran Junqueira de Castro – Presidente – Professor Titular da Universidade de Brasília
- Prof. Dr. Aldo Antonio de Azevedo – Presidente Suplente – Professor Titular da Universidade de Brasília
- Prof. Dr. Alberto Reinaldo Reppold Filho – Membro Titular – Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Prof. Dr. Gustavo Manuel Vaz da Silva Pires – Membro Titular – Professor Catedrático da Universidade de Lisboa Aposentado – Portugal
- Prof.ª Dr.ª Artemis de Araujo Soares – Membro Titular – Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas
- Prof. Dr. Fernando Marinho Mezzadri – Membro Suplente – Professor Titular da Universidade Federal do Paraná
Professor Paulo Henrique Azevêdo
- Membro Imortal da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF).
- Em 1993 realizou seleção e atuou até o ano seguinte como Professor Substituto, na Faculdade de Educação Física da UnB. Em 1994 realizou concurso público, foi aprovado, classificado e tomou posse como docente da UnB.
- Cumpriu toda a carreira do magistério superior, passando pelos níveis Auxiliar, Assistente, Adjunto e Associado, e agora pleiteia a promoção para Professor Titular.
- Realizou duas graduações em Educação Física. A primeira pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física, de Brasília (1986) e a segunda pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1991), a escola de Educação Física mais antiga do Brasil.
- É licenciado em Estudos Sociais (1982).
- Possui especialização em Administração de Recursos Humanos (1990); em Treinamento Esportivo (1992); e em Treinamento da Natação (1993).
- Realizou mestrado em Administração (2002) e doutorado em Ciências da Saúde (2004), ambos na Universidade de Brasília (UnB).
- No momento é Professor Associado 4, atuando na Faculdade de Educação Física, na área de Gestão do Esporte.
- Integrou a comissão que criou o Programa de Pós-Graduação da FEFUnB (2003-2005).
- Publicou 3 livros, 8 capítulos de livros e 24 artigos completos em periódicos científicos.
- Organizou e coordenou 192 eventos técnicos e científicos em nível internacional, nacional e regional.
- Foi um dos criadores e Coordenador Geral da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP) (2008).
- Em 2008, criou e coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, que estuda a gestão e o marketing de organizações, eventos e instalações esportivas.
- Foi vice-presidente na fundação da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp (2009).
- Por cinco anos consecutivos foi agraciado com o título de Pesquisador Parceiro da Imprensa (2010 a 2014), pela Secretaria de Comunicação Social da Universidade de Brasília.
- Condecorado duas vezes com a Medalha da Ordem do Mérito, comenda do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7 (2011 e 2016).
- Foi Conselheiro de Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física, Esporte e Lazer do Distrito Federal – CONEF/DF, do Governo do Distrito Federal (2012-2018).
- É Professor Visitante e orientador no Mestrado em Direção e Gestão Desportiva, da Universidade de Évora, Portugal.