Nesta semana, a piscina semiolímpica do Centro Olímpico da Universidade de Brasília ganhou um novo sistema de aquecimento solar. A aquisição e instalação do sistema é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação Física. Atualmente, o Parque Aquático do CO atende um público de, aproximadamente, 450 pessoas por semana.

aquecimento solar piscina

O novo sistema de aquecimento é reconhecido no mercado por ser mais econômico e ambientalmente sustentável, proporcionando benefícios para a Universidade. A despesa da aquisição foi custeada com recursos da própria FEF. “Com muito esforço conseguimos fazer o aquecimento solar de uma das piscinas do Centro Olímpico, buscando sustentabilidade e economia de energia. Agora, vamos também buscar formas de financiar o aquecimento solar das demais”, adianta o diretor da FEF, professor Martim Bottaro.

Entre a população usuária do Parque Aquático do CO estão 60 participantes do projeto de saltos ornamentais; 60 usuários nos horários de atendimento à comunidade, durante o período de almoço; 50 participantes do projeto de natação para deficientes; 100 estudantes das turmas de natação da graduação em Educação Física; e 200 usuários da escola do Clube de Natação da UnB. A melhoria, neste primeiro momento, restringiu-se à piscina semiolímpica – onde são realizadas atividades para um público que necessita que a água esteja em temperatura adequada, assegurando-se o conforto necessário para a realização das atividades –, mas é um projeto piloto para que tão logo seja possível abranger as demais piscinas.