Neste mês, os estudantes da disciplina Educação Física Adaptada, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo José Barbosa Gutierres Filho, participaram de vivência em parceria com alunos com deficiência do projeto de extensão da FEF GENES e do projeto Remando Juntos, sob a supervisão do Prof. Gutierres e da Prof.ª Fernanda Rachid.

Remando Juntos

Foto: Paulo Gutierres

Confira o relato do Prof. Gutierres: “Foi uma experiência incrível para todos: para os pais, que puderam prestigiar e ver a alegria dos seus filhos remando juntos; para os estudantes da disciplina, que tiveram oportunidade de vivenciar na prática os desafios, as peculiaridades e especificidades da atuação profissional com pessoas com deficiência através da canoagem; para os professores, que foram alunos da FEF e que prontamente aceitaram o convite e vieram colaborar; e, principalmente, para os alunos do GENES, que não só reencontraram seus amigos, colegas, professores, mas transbordaram alegria, afeto e espontaneidade na sua forma de ser e estar no mundo e no contexto que os rodeia, o Lago Paranoá, a natureza, arraigado aos componentes que envolvem a canoagem. Sob a supervisão da Prof.ª Fernanda Rachid, coordenadora do Projeto Remando Juntos, fomos agraciados por este momento. Só tenho a agradecer.”

Remando Juntos1

Foto: Paulo Gutierres

Os alunos do GENES, que tiveram uma experiência sensorial na natureza, também foram recepcionados com um lanche e ganharam uma garrafinha da escola Fernanda Rachid.

Remando Juntos

O projeto Remando Juntos propõe a educação em movimento por meio da prática de esportes a remo e outras práticas corporais direcionado à pessoa com deficiência, seus respectivos familiares, e também outras pessoas que não são diagnosticadas, mas que possuem alguma dificuldade motora ou psicossocial. Busca-se por meio do esporte promover educação, cultura e lazer estimulando o desenvolvimento sensório psicomotor, as interações sociais e a autonomia, bem como a saúde e a qualidade de vida.

Remando Juntos2

Foto: Paulo Gutierres

A Escola Fernanda Rachid, localizada no Clube do ASSTJ, onde foi realizada a atividade, também oferece diversos serviços na área de reabilitação, iniciação ao esporte para adultos e crianças, contraturno escolar, eventos para grupos e ecoturismo.

Nos próximos meses (dezembro e janeiro) acontecerá a Colônia de Férias “Eu Remo Sorrindo”. Maiores informações: 61 98464 4698 / @euremosorrindo

*Estudantes interessados em participar da colônia de Férias e alocar carga horária como atividade complementar podem contatar diretamente a Prof.ª Fernanda Rachid.

Remando Juntos3