O Conselho da Faculdade de Educação Física (FEF) realizou, na última quinta-feira (28/05), sua primeira reunião a distância, por meio da plataforma online Teams - disponibilizada graças à parceria firmada entre a UnB e a Microsoft. Participaram mais de 40 membros, entre docentes, técnicos e discentes. A adaptação para a modalidade online deve-se à impossibilidade de realização de encontros presenciais, tendo em vista as medidas de segurança adotadas no combate à Covid-19.

reuniao online

Com aproximadamente quatro horas de duração, a reunião passou por todos os tópicos propostos na pauta e contou com ampla participação dos presentes. Entre os informes repassados, o presidente do Conselho e diretor da FEF, Prof. Fernando Mascarenhas, reafirmou o compromisso da atual gestão com as obras de melhoria da faculdade e informou que o as chaves do novo mezanino serão entregues ainda em julho. Ressaltou também que as obras das pistas de atletismo seguem firmes, mesmo após o atraso causado pelas chuvas, com previsão de finalização no segundo semestre de 2021.

O presidente do Conselho assegurou o compromisso no âmbito do Plano de Contingência da FEF no contexto de pandemia de Covid-19. Reforçou que toda a faculdade segue realizando trabalho remoto, com exceção daqueles que desempenham trabalho considerado essencial e precisam frequentar a faculdade, ainda que em esquema de revezamento e com todos os cuidados possíveis. O professor elogiou e agradeceu o empenho dos docentes e técnicos em manter a FEF ativa mesmo em tempos difíceis como este.

A direção e as coordenações de graduação ressaltaram a importância da participação de todos os docentes nas pesquisas internas que vêm sendo realizadas para substanciar a análise de possíveis cenários de retomada das atividades da universidade. Além disso, Mascarenhas garantiu que a FEF tem acompanhado de perto as discussões do comitê interno da UnB que vem desenvolvendo estudos estratégicos com vistas a retomada do calendário acadêmico - ainda sem previsão.

Em outras novidades, o Conselho também apreciou a aprovação da direção, por ad referendum, de oferta de vagas para o Vestibular Indígena 2021. Com aprovação unânime, a FEF tem orgulho de agora se juntar aos demais cursos dos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia e Planaltina que oferecem oportunidades de ingresso em cursos de graduação na Universidade aos candidatos indígenas.

A reunião contou ainda com atualizações sobre o trabalho da Comissão da Reforma Curricular dos cursos de graduação da FEF; sete homologações de ações de extensão; três homologações de projetos de pesquisa; e indicações de novos membros para a Comissão de Extensão da FEF e para o Colegiado dos Cursos de Graduação, além de representantes da faculdade para os Órgãos Colegiados Superiores e outras Instâncias de Representação da UnB.