Por Sílvia Mendonça Carneiro/Comunica FEF

 

Neste segundo semestre de 2022, a graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) completa 50 anos. Em 1972, ingressaram na UnB os primeiros calouros do curso – vinte estudantes aprovados no vestibular de provas específicas para a nova licenciatura da universidade. Por aqui, ainda não existia o prédio da Faculdade de Educação Física (FEF) e o Centro Olímpico (CO) acabara de ser inaugurado, no ano anterior. De lá para cá, muita coisa mudou e seguirá mudando. Neste período, aumentamos o quadro de docentes e servidores e, atualmente, atendemos 1074 alunas e alunos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Em breve, a FEF concluirá também seu processo de reforma curricular, com a implementação de um novo Projeto Pedagógico em consonância com as diretrizes mais recentes do Ministério da Educação (MEC).

 

50 anos da graduação

 

O professor emérito da FEF, Dr. Iran Junqueira, foi o primeiro diretor da faculdade e segue ativo como docente da graduação até hoje. À frente da reforma curricular, Iran conta que as mudanças ocorridas desde a década de 1960 até os dias atuais indicam uma tendência de formação generalista com possibilidades de aprofundamento em áreas da qualidade vida e promoção da saúde, treinamento físico e esportivo, gestão, cultura, educação e lazer. “Se antes os profissionais de Educação Física tinham uma formação tecnicista baseada principalmente no esporte de rendimento, com orientação científica advinda principalmente da fisiologia do exercício, hoje, eles adquirem um conjunto extenso de competências, habilidades e conhecimentos que se organiza em dimensões microscópicas, como a bioquímica, fisiologia, biologia da atividade física e esporte, dentre outras, alcançando dimensões macroscópicas, como a sociologia, antropologia e filosofia da educação física e esportes, permeado por bases didático-pedagógicas”, analisa.

 

Iran teve a oportunidade de conhecer diversas universidades brasileiras públicas e privadas, além de instituições de ensino superior internacionais, e ressalta a qualidade acadêmica da graduação da FEF. Para o professor, o diferencial da Faculdade de Educação Física da UnB está na excelência de seu corpo docente e técnico, na extensa infraestrutura e, principalmente, na proposta formativa ampliada com base no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. O atual diretor da FEF, Prof. Martim Bottaro, está de acordo: “nosso curso é disparado o melhor de Brasília. Não só porque é federal, público e gratuito, mas porque temos os melhores professores, os melhores laboratórios de pesquisa do Brasil e um currículo rico que possibilita uma formação generalista. Formamos os melhores e mais completos profissionais aqui, sem sombra de dúvidas”, conclui.

 

50 anos da graduação1

 

A seguir, conversamos com os atuais coordenadores de graduação do Bacharelado e da Licenciatura em Educação Física da UnB, os professores Ricardo Moreno e Leonardo Lamas, respectivamente, além do coordenador da Licenciatura a Distância oferecida pela FEF por meio da Universidade Aberta do Brasil, professor Américo Pierangeli. Pensa em estudar conosco? Então conheça um pouco mais dos nossos cursos:

 

Bacharelado

Os estudantes interessados no Bacharelado em Educação Física serão preparados para atuar em espaços sociais de trabalho fora da escola, como centros de saúde, hospitais, academias, clubes, parques, hotéis, centros de recreação e lazer, indústrias e empresas, por meio de uma concepção crítica, científica e socialmente referenciada, com vistas no desenvolvimento local e regional da qualidade de vida e saúde, do treinamento esportivo, de lazer e gestão de marketing. O professor Ricardo Moreno conta que, entre as metas do Bacharelado da FEF/UnB, está a aproximação entre a pesquisa e o campo de atuação, o que chamam de prática baseada em evidência. “Temos uma pós-graduação, desenvolvemos pesquisa, mas nem sempre esse conhecimento chega em quem está lá na ponta, na academia, na quadra esportiva, na piscina, no professor de Educação Física”, observa. 

 

Moreno destaca que bacharéis em Educação Física também podem e devem se envolver cada vez mais na área da saúde. “A Educação Física compõe a grande área da ciência e da saúde, mas ainda de forma tímida. Podemos estar em hospitais e programas preventivos, trabalhando em equipes multiprofissionais com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Entrar em uma equipe multidisciplinar, se estabelecer ali, exige muito conhecimento da linguagem típica dos aspectos de saúde e, claro, isso passa pela graduação”, pontua. "Temos um campo muito fértil, pois a falta de atividade física é um dos principais causadores de doenças, e nada melhor que um profissional de Educação Física para intervir nessas áreas”, garante.

 

Atualmente, o curso de Bacharelado em Educação Física da UnB tem conceito 4 na avaliação do MEC, e possui carga horária mínima de 3210 horas, que devem ser cumpridas pelo estudante em, no mínimo, 8 semestres e, no máximo, 12. Para conferir a estrutura curricular, clique aqui.

 

Licenciatura

O professor Leonardo Lamas conta que o curso de Licenciatura da FEF/UnB proporciona uma formação equilibrada ao discente nas vertentes sócio-cultural, biológica e pedagógica, oportunizando ainda usufruir da interação com professores que, além de experiência prática de décadas em escolas, possuem atuação em pesquisa no tema da Educação Física escolar e uma ampla rede de colaboradores docentes em escolas de variados contextos sócio-culturais do Distrito Federal. “Os estágios são ótimas oportunidades para refletir e se desafiar diante do perfil humano da juventude atual. Partindo das oportunidades de vivência da profissão de Educação Física que o currículo e a FEF em geral oportunizam, temos o desafio de unir teoria e prática para formarmos profissionais bem preparados”, diz.

 

Segundo o professor, ao longo dos semestres, o discente da FEF/UnB é levado a estudar e refletir sobre a fisiologia humana, os fundamentos sociológicos, filosóficos e históricos da Educação Física, os valores e significados atribuídos ao corpo, teorias e métodos pedagógicos e ainda vivenciar esses conceitos na prática por meio de projetos, pesquisas e estágios. “Nossa profissão é humanizadora. Para tanto, precisamos nos humanizar, fomentar esse valor em nossa própria comunidade. Temos iniciativas institucionalizadas na FEF para isso”, adianta. Lamas destaca, por exemplo, o projeto FEF Acolhe.

 

Outra importante oportunidade que os alunos da FEF têm é a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com o objetivo de proporcionar formação complementar para acadêmicos de licenciatura visando a atuação na Educação Básica, essa formação se concretiza por meio do planejamento, organização, implementação e avaliação de atividades e projetos em escolas públicas do DF. "Também fazem parte do andamento do PIBID, participação em palestras, conversas, congressos, e no dia-a-dia da escola selecionada", conta Lamas. O programa é coordenado por um docente da UnB e supervisionado por outro da SEDF, tendo sua conclusão na entrega de um relatório final à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Atualmente, o curso de Licenciatura em Educação Física da UnB tem conceito 4 na avaliação do MEC, e possui carga horária mínima de 2820 horas, que devem ser cumpridas pelo estudante em, no mínimo, 6 semestres e, no máximo, 10. Para conferir a estrutura curricular, clique aqui.

 

Licenciatura EaD

O curso de Licenciatura em Educação Física a distância busca preparar professores para atuar na Educação Física escolar, da pré-escola até o ensino médio, bem como na educação de jovens e adultos. "Em especial para a EaD da UnB, ofertada no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, a Educação Física na escola foi repensada e analisada por estudantes de diversas localidades interioranas em nosso país", conta o professor Américo Pierangeli. O docente reforça que a implementação de uma graduação a distância deve respeitar as características socioculturais das regiões nas quais o curso vai ser implantado. "Utilizar o conteúdo como uma espécie de cenário pelo qual os elementos locais guiarão os processos de ensino e aprendizagem", analisa.

 

Entre os desafios de uma graduação a distância, Pierangeli observa que a dinâmica de interação das pessoas com os conteúdos acessados está mudando com a proliferação das tecnologias de comunicação digitais. "Por ser veiculado no mesmo ambiente, o digital, o estudante de EaD tende a querer conteúdos similares ao formato das redes. O processo educacional, contudo, não pode ser construído por vídeos de um minuto e textos limitados a 280 caracteres. O acadêmico precisa compreender que a leitura analítica e interpretativa é o maior e melhor elemento da formação a distância, auxiliado por outras técnicas de audiovisual contemporâneas", defende.

 

Atualmente, o curso de Licenciatura em Educação Física a distância da UnB tem conceito 4 na avaliação do MEC, e possui carga horária mínima de 3255 horas, que devem ser cumpridas pelo estudante em, no mínimo, 8 semestres e, no máximo, 10. Para conferir a estrutura curricular, clique aqui.

 

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